quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Barragens:


Barragens são obstáculos artificiais construídos com o intuito de reter água ou qualquer outro líquido, rejeitos, detritos com a finalidade de armazenamento ou controle. Podem variar de tamanho, sendo desde pequenos maciços terrosos a grandes estruturas de concreto ou aterros.
Usualmente são construídas para geração de energia, fornecimento de água, acumulo de rejeitos, controle de vazão, controle de cheias, irrigação, além de diversos outros usos.
Os principais tipos existentes de barragens são as de aterro, de concreto-gravidade e de concreto em arco. As estruturas acessórias ou adicionais das barragens incluem vertedouros, estruturas de descarga, casas de força elétrica e unidades de controle. O termo barragem provém etimologicamente da palavra francesa barrage, do século XII, que deriva das palavras barre, do francês, e barra, do latim vulgar, que significam "travessa, tranca de fechar porta".
As barragens construídas para armazenar e controlar especificamente água se destinam geralmente ao abastecimento doméstico e industrial, à irrigação, à navegação, à recreação, ao controle de sedimentação, ao controle de cheias e à produção de energia elétrica. Algumas barragens têm apenas uma função e são assim conhecidas como "barragens de função única". Atualmente, as barragens são construídas para servir a diversas funções e são, por isso, conhecidas como "barragens de usos múltiplos", que é o caso da Usina de Três Marias (a regularizações de vazões,a navegação interior e a produção de energia elétrica).
O Registro Mundial de Barragens, da Comissão Internacional de Grandes Barragens (CIGB/ICOLD), considera uma grande barragem a barragem que possua altura de 15 metros (independentemente do volume de água armazenável em seu reservatório) ou também a que possua altura entre 10 e 15 metros desde que tenha capacidade de armazenar mais de três milhões de metros cúbicos de água em seu reservatório. De acordo com esse critério, a altura de uma barragem é determinada pela diferença da elevação de sua crista até o ponto mais baixo da sua fundação.
Historicamente, as barragens tem servido como fonte confiável de água para a vida das pessoas ao longo dos últimos 5 mil anos, de acordo com registros arqueológicos que se baseiam em investigações de ruínas e na observação de estruturas ainda em funcionamento. As barragens permitem que as populações coletem e armazenem água quando abundante e depois a usem nas épocas de seca. Elas têm sido então fundamentais na formação de estoques de água, indispensáveis ao estabelecimento e ao sustento de cidades e de fazendas, para a irrigação e para a produção de alimentos.

Nos últimos anos ocorreram alguns acidentes com barragens de acúmulo de rejeito. Estes barramentos apresentam características diversas que demandam controle e manutenção constante.

É importante que todos os monitoramentos sejam feitos e que os dados sejam analisados por especialistas, de modo a garantir a integridade dos maciços.
TRATAMENTO DA FUNDAÇÃO

VERTEDOURO