quinta-feira, 9 de julho de 2015

POLÍTICA

GESTÃO DE GASTOS PÚBLICOS

Como na descrição deste BLOG falei que falaria sobre política, vamos começar.
Me assusta o fato de nossos políticos não terem visão gerencial para planejar e projetar antes de pensar em executar. Me explico: - Não é feito um planejamento de longo prazo para solucionar nossos problemas como nação - saúde, educação, meio ambiente, urbanização, adequação viária, saneamento básico, industrialização, comércio, serviços, telefonia, energia, abastecimento de água, alimentação, reforma agrária, emprego/trabalho, economia, criminalidade, entre outros, o que tem sido feito são demagogias com direitos humanos e gastos com remediação de problemas, sem atacar diretamente as causas.
Somos um país rico em recursos, mas pobre em desenvolvimento. Somos uma nação sem educação.
A base de todo o desenvolvimento organizado é o planejamento. Exemplo: - Não adianta medicar doentes se não melhorarmos as condições de higiene, habitação, atividades físicas e alimentação da sociedade, pois os problemas serão recorrentes e os gastos cada vez mais altos.
Todo ano escutamos que o orçamento geral da união será votado, o orçamento dos estados e municípios idem. Porque os orçamentos estão separados? A fonte do dinheiro é a mesma, empresas, industrias e a população - IMPOSTOS. O planejamento para o país deveria ser apresentado na campanha, sendo o PLANO DE GOVERNO. As eleições deveriam ser ao mesmo período e serem eleitos os blocos de governo que incluam os governos FEDERAL, ESTADUAIS e MUNICIPAIS, deixando a cargo dos deputados, senadores e vereadores a fiscalização do cumprimento deste programa, bem como disponibilizar as ferramentas para fazer este planejamento ser exequível.
Me explico novamente: - Se uma pessoa tem interesse em ser o "comandante" de uma cidade, um estado ou de toda a nação, esta pessoa deve se preparar adequadamente, entendendo das demandas do país, estado ou município e de gestão. Esta pessoa deve fazer parte de um partido ou coligação e este partido ou coligação ter estrutura suficiente para conseguir entender o funcionamento e as demandas do território objeto da eleição e fazer o planejamento necessário para direcionar as ações de governo de forma a possibilitar a boa gestão dos recursos disponíveis para gerar resultados diretos para os "clientes" que serão atendidos por este governante.
É importante que o governante entenda que ele trabalha para o povo e para as empresas e depende de sua aprovação para ter sucesso.
O PLANO DE GOVERNO deve ser claro em suas diretrizes e METAS, tendo marcos de controle para que seja possível a fiscalização e controle de suas ações por qualquer um de seus "clientes".
Além dos vereadores, deputados e senadores a fiscalização, controle e apoio oficial será feita pelas instituições públicas capacitadas e aparelhadas para este fim, como os tribunais de conta, controladorias, etc.
Não podemos mais aceitar que nossos políticos tratem nosso dinheiro como tem tratado desde sempre.
sem planejamento, diretrizes e metas o que tem sido feito e o atendimento ao ego de certas pessoas e o beneficiamento aos "amigos" para manutenção do poder, e isto está consumindo a nação como um câncer.
Quando tivermos a capacidade de entender o país como um todo e deixarmos de pensar somente como indivíduos e em nosso entorno conseguiremos um desenvolvimento como nação. nem sempre a obra que julgamos importante deve ser feita, e às vezes, deve ser feita sim, mas após outras mais importantes. Nem sempre a escola ou o Hospital deve ser instalado em nosso bairro.
Vamos cobrar uma postura séria e eficiente de nossos empregados. Todos os políticos e funcionários públicos recebem salário para trabalhar pelo país, e não para determinadas pessoas. A manutenção destes em seus empregos deve estar vinculada à boa prestação de seu serviço e ao cumprimento de suas obrigações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários são de grande valia para o desenvolvimento do blog. Agradeço a interação para o aprimoramento das informações.